Imagem capa - Casando a luz do dia, ao ar livre por Nossa Casa Estúdio Fotografia de Casamento Rio de Janeiro
Casamento

Casando a luz do dia, ao ar livre

Há quem pense que casar de dia é uma grande novidade, porém muitos eventos, como alguns banquetes dos séculos passados, que aconteciam nos reinados da Europa, eram ao ar livre, a luz do dia!

Os casais que escolhem casar dessa maneira, normalmente são aqueles que, por rotina, praticam atividades ao ar livre, muitas vezes integradas a natureza! Mas, há aqueles também que gostariam de casar assim graças as encantadoras referências que achamos no Pinterest!

A luz do dia deixa o clima mais leve, os detalhes da decoração mais evidentes e sem contar que os registros de fotografia e filmagem ficam deslumbrantes! Além disso, é possível oferecer um coquetel mais informal ou um almoço com alimentos mais leves. Nota-se também que os convidados interagem muito mais uns com os outros e ficam dispostos até o fim da festa! Conte-me, quem nunca se sentiu exausto com os casamentos que acabam as 3h da madrugada?



Fonte da imagem: Valter Minervino



Normalmente, o casamento a luz do dia está vinculado a casamentos ao ar livre, afinal, querem aproveitar a luz e toda a energia que essa luz transmite, certo? Mas, existem alguns cuidados que casamentos nessas condições precisam ter:

• Providencie uma cobertura, preferenciamente transparente. Isso é necessário para trazer conforto aos noivos e convidados em caso de chuva ou mesmo sereno, caso a festa se extenda pela noite. Além disso, muitos DJs e bandas necessitam de garantia de cobertura para proteger os seus equipamentos. O fato de eu indicar tendas transparentes é para passar a luz natural, além de interferir menos na composição da decoração.

• Acerte com o decorador, a cerimonialista, fotógrafos e cinegrafistas as melhores posições  para a cerimônia levando em consideração o horário. Isso é fundamental por conta da posição da luz do sol que vai interferir diretamente nas fotos, filmagens e conforto visual dos noivos e convidados.

• A mesma observação acima é válida para mesa de doces/bolo! Jamais posicione a mesa onde a luz do sol incide diretamente. Os doces e bolo vão derreter. Providencie um local com sombra.



Fonte da imagem: Jorge Oliveira



• Providencie também uma mesa de recepção com águas saborizadas, ou água pura para os seus convidados, ou combine com o buffet para servir esses itens aos seus convidados antes da cerimônia acontecer. Normalmente casamentos ao ar livre e a luz do dia não contam com ar condicionado, o que torna o ambiente mais quente. Então, é fundamental que todos se hidratem bem! E vamos combinar que água saborizada em suqueiras de cristal são charmosas demais!

• Disponibilize no site dos noivos dicas e informações sobre as vestimentas dos convidados e como é o ambiente, por exemplo, se há muito sol, vento  e etc! Eu disse que banquetes ao ar livre e a luz do dia já existiam nos banquetes da Europa antiga, porém é evidente que casamentos nessas condições estão muito mais frequentes agora. Muitos convidados ficam em dúvida e inseguros sobre o que vestir, então, o fato de disponibilizar essas informações e dicas no site não é pretensioso e sim uma ajuda valiosa! Além disso, informando as condições do local, os convidados saberão se devem levar óculos de sol, um agasalho ou mesmo decidir sobre o penteado que irão fazer. Quem merece penteado desmanchando com o vento?

• Fique atento aos insetos! Principalmente se o seu casamento for aproveitando a luz da tarde, há mosquitos!! Providencie porções pequenas e individuais de repelente aos seus convidados, ou informe no site sobre essa possibilidade de encontrar mosquitos!

• Contrate um bom DJ! Essa dica é para todos os eventos, porém em caso de casamento a luz do dia, um bom DJ é fundamental! Muitos convidados ficam um pouco inibidos de dançar de dia, porém um bom DJ resolverá esse problema com certeza! É claro que a animação dos noivos conta muito para agitar a festa!

• Sua festa é a luz do dia, porém vai se extender pela noite? Observe se a iluminação artificial oferecida pelo local é suficiente para iluminar funcionalmente os locais durante a noite. Caso não, pronvidencie uma boa iluminação. Além disso, vale investir em iluminações decorativas como gambiarras, lâmpadas de filamento e microlâmpadas de led!Essas luzes estão super em alta e são muito charmosas!


Essas foram algumas dicas valiosas para quem pretende casar ao ar livre, a luz do dia! É verdade que torna-se mais trabalhoso, mas com certeza será inesquecível, principalmente se vocês ficarem atentos a esses detalhes.


Veja mais algumas imagens abaixo e inspire-se! 


Até a próxima,


Amanda Tschaffon - Produtora de Eventos

Facebook: https://www.facebook.com/amandatschaffon

E-mail: contato@amandatschaffon.com

Instagram: @amandatschaffon




Fonte da imagem: Jorge Oliveira



Fonte da imagem: Jorge Oliveira



Fonte da imagem: Valter Minervino



Fonte da imagem: Valter Minervino